Notícias
Giro Cristão 29/03/2017

Papa: "Como Abraão, esperar contra toda esperança"

               

Cidade do Vaticano (RV) - A catequese proferida pelo Papa na audiência geral desta quarta-feira (29/03) foi inspirada no episódio narrado por Paulo na Carta aos Romanos. Segundo Francisco, este trecho é um ‘grande dom’, porque mostra Abraão como ‘pai da esperança’ e preanuncia a Ressurreição: a vida nova que vence o mal e até a morte.

“Abraão não vacilou na fé, apesar de ver o seu físico desvigorado por sua idade e considerando o útero de Sara já incapaz de conceber”, diz o trecho lido em várias línguas aos 13 mil fiéis presentes na Praça São Pedro.

O Apóstolo nos ensina que somos chamados a viver esta experiência, a ‘esperar contra toda esperança’; a acreditar no Deus que salva, que chama à vida e nos tira do desespero e da morte. “Que aquele hino a Deus, que liberta e regenera, se torne profecia para nós”, disse o Papa, prosseguindo:

“Deus ‘ressuscitou dos mortos a Jesus’ para que nós também possamos passar Nele da morte à vida. Pode-se bem dizer que Abraão  se tornou ‘pai de muitos povos’, porque resplandece como o anúncio de uma nova humanidade, resgatada por Cristo do pecado e conduzida para sempre ao abraço do amor de Deus”. 

 

A esperança cristã vai além da esperança humana

 

Paulo nos ajuda a compreender a íntima relação entre fé e esperança. A esperança cristã não se baseia em raciocínios, previsões e garantias humanas; ela se manifesta quando não há mais nada em que esperar, exatamente como o fez Abraão ante sua morte iminente e a esterilidade de Sara, sua esposa. Era o fim para eles... não podiam ter filhos... mas Abraão acreditou, teve esperança”.A grande esperança se fundamenta na fé e precisamente por isso é capaz de ir além de qualquer esperança. Não se baseia em nossa palavra, mas na Palavra de Deus, explicou Francisco à multidão.

“E é neste sentido que somos chamados a seguir o exemplo de Abraão, que mesmo diante da evidencia de uma realidade que o levaria à morte, confia em Deus, plenamente convencido de que Ele tem poder para cumprir o que prometeu”. 


Improvisando, a pergunta aos fiéis

 

Dirigindo-se à Praça, o Papa perguntou aos fiéis: “Estamos convencidos realmente de que Deus nos quer bem? Que ele pode cumprir o que prometeu? Qual seria o seu preço? Abrir o coração! A força de Deus ensinará o que é a esperança. Este é o único preço: abrir o coração á fé... e Ele fará o resto!”.

“Eis, portanto, o paradoxo e ao mesmo tempo, o elemento mais forte, mais elevado, da nossa esperança! Ela é fundada em uma promessa que do ponto de vista humano parece ser incerta e imprevisível, mas que se manifesta até mesmo diante da morte, quando quem a promete é o Deus da Ressurreição e da vida”.

 

Firmes na esperança

 

“Queridos irmãos e irmãs, peçamos ao Senhor a graça de permanecer firmes não apenas em nossas seguranças, em nossas capacidades, mas na esperança que brota da promessa de Deus. Assim, a nossa vida terá uma nova luz, na certeza de que Aquele que ressuscitou o seu Filho ressuscitará a nós também, tornando-nos uma só coisa com Ele, junto de todos os nossos irmãos na fé”. O Papa encerrou o encontro concedendo a bênção aos fiéis 

Veja mais no site da Rádio Vaticano: http://br.radiovaticana.va/

.................................................................................................................................

 

Papa Francisco nomeia bispo para Floriano (PI)

 

Diocese estava vacante desde maio de 2016. Padre Edivalter será o terceiro bispo diocesano

 

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou na manhã desta quarta-feira, 29 de março, a decisão do Papa Francisco em nomear para a vacante diocese de Floriano (PI), padre Edivalter Andrade. Atualmente ele exerce o posto de vigário geral da diocese de São Mateus (ES).

A diocese de Floriano foi criada em 27 de fevereiro de 2008 pelo papa Bento XVI, por ocasião do desmembramento da Diocese de Oeiras-Floriano. Ela estava vacante desde o dia 4 de maio de 2016, quando o Papa Francisco nomeou dom Valdemir Ferreira como bispo de Amargosa (BA).  Padre Edivalter será o terceiro bispo diocesano.

Natural de Barra de São Francisco (ES), padre Edivalter tem 54 anos de idade. Nasceu em 17 de abril de 1962. Formado em Filosofia e Teologia pelo Instituto de Filosofia e Teologia da arquidiocese de Vitória (IFTAV), concluiu seus estudos em 1988. Logo após, em 1989, foi ordenado padre.

No início de seu ministério, padre Edivalter atuou como vigário na paróquia de São Mateus. De 1990 a 2000, foi reitor no Seminário Maior da diocese de São Mateus, localizado em Carapina-Serra (ES). O presbítero atuou também como administrador paroquial na paróquia São Cipriano, em Jaguaré (ES), nos anos de 1997 a 2002. Foi coordenador diocesano de pastoral, pároco na paróquia São Mateus e ecônomo diocesano.

Padre Edivalter também exerceu o posto de diretor da Rádio Kairós, no período de 2007 a 2013. Foi representante dos presbíteros e membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores. Em março de 2016, foi nomeado vigário geral da diocese de São Mateus pelo bispo diocesano, dom Paulo Bosi Dal’Bó.

Veja mais no site da CNBB: http://www.cnbb.org.br/

.................................................................................................................................

 

Pastoral Familiar realiza 1º Encontro Regional para casais em Segunda União – Encontro com o Bom Pastor

 

 

A Pastoral Familiar do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realiza neste fim de semana, 31 de março a 02 de abril, o 1º Encontro Regional para casais em Segunda União – Encontro com o Bom Pastor.

O encontro acontece no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, na diocese de Governador Valadares e irá reunir coordenadores (arqui)diocesanos do Setor Casos Especiais,  coordenadores (arqui)diocesanos, assessores eclesiásticos e casais em Segunda União que tenham vivenciado o Encontro com o Bom Pastor.

Confira a programação do 1º Encontro Regional para casais em Segunda União – Encontro com o Bom Pastor.

 

31 de março -  Sexta-feira

18h30: Acolhida 


19h: Lanche

20h: Reunião com Assessores e Coordenadores 

20h: Terço Meditado 

21h30: Adoração ao Santíssimo 

22h: Repouso         


1º de abril – Sábado

7h30: Chegada  


8h: Apresentação / Oração Inicial 

9h30min: 1º SINAL – Sentido da Vida  
Palestrantes: Vilmar e Sandra Glória                                                                         

10h20min: 2º SINAL – Minha Vida de Fé em Cristo 
Palestrantes: Magela e Kelly                                        


11h10: Lanche     

11h30: 3º SINAL – O amor de Deus    
Palestrantes: Vicente e Terezinha – Beto e Valéria

12h20: Almoço 


13h20: Dinâmicas                                                           

13h40: 4º SINAL – Espiritualidade do Casal    
Palestrantes: João Monlevade – Abelino e Dilma                                           

13h50: Mulheres na Capela / Homens na Sala                                           

14h20: Homens na Capela / Mulheres na Sala

14h50: Casal na Capela

15h20: Lanche  

15h50: 5º SINAL – Proposta da Igreja 
Palestrante: Rafael Bruno Ferreira – Pe. Marcelo


16h50: Trabalho em Grupo

17h30: Dinâmicas

18h: Lanche 

18h30: 6º SINAL – Perdão
Palestrantes: Paulo e Ângela 

19h20: Momento da FOGUEIRA


19h50: Capela / Momento forte de espiritualidade  
Oração da noite 
Sala de Sinais /Avaliação 


2 de abril  – Domingo

7º SINAL 
7h: Missa presidida por Dom Antônio Carlos Félix e assessores eclesiásticos

8º SINAL – Comunhão Espiritual 
9h: Café da manhã


9h45: eflexão

10h10: 9º SINAL – Perseverança e Compromisso 
Palestrantes: Cláudio e Maria do Rosário – Gamaliel e Wagma     

Momento para o casal refletir 

11h: Dinâmica da rosa 
Valdivino e Vandaluz

11h30: Almoço

12h30: 10º - SINAL – Encerramento/Benção de envio 
Beto e Valéria e Pe. Marcelo

Veja mais no site do Regional Leste 2: http://www.cnbbleste2.org.br/


Postado neste portal por: Leidiane Trigueiro - Assessoria de Imprensa Diocesana

 


Mitra Diocesana de Patos de Minas:
Rua Tiradentes, 388, Centro - Patos de Minas - MG - CEP38.700-134 -
(34) 3821 3213/3821 3184 - contato@diocesedepatosdeminas.org.br

©2012 Diocese de Patos de Minas
WEBTOP



SETH