Notícias
Giro Cristão 11/08/2017

Redação Brasileira da RV tem novo e-mail

 

Cidade do Vaticano (RV) - No âmbito da reforma que está reunindo todos os meios de comunicação da Santa Sé, a Rádio Vaticano, como uma destas realidades, passa a fazer parte da Secretaria para a Comunicação (SPC), instituída pelo Papa Francisco em junho de 2015. 
Neste sentido, o novo e-mail da redação do Programa Brasileiro é: brasil@spc.va. O antigo endereço, brasil@vatiradio.va, estará ativo até 25 de setembro de 2017. 

Veja mais no site da Rádio Vaticano: http://br.radiovaticana.va/

.................................................................................................................................

 

“Novos bispos irão conhecer complexidade da Igreja no Brasil”, diz dom Jaime Spengler

 

 

Vinte e quatro recém-nomeados bispos pelo Papa Francisco estarão reunidos na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF), durante os dias 14 a 18 de agosto, no “Encontro para Novos Bispos”. Os novos membros do episcopado da Igreja no Brasil foram nomeados desde agosto do ano passado. Esta é a 28º edição do evento promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.

Segundo o presidente da Comissão, dom Jaime Spengler, esta é uma oportunidade dos novos bispos terem um contato mais intenso com a sede da CNBB. Para ele, o momento é também de integração do grupo recém-nomeado e, ao mesmo tempo, uma possibilidade de juntos abordarem alguns aspectos e temas que fazem parte do ministério do bispo. “Certamente irão conhecer a complexidade da Igreja presente no Brasil e isso ajuda é claro”, finaliza dom Jaime.

Padre Deusmar Jesus da Silva, assessor da Comissão, explica que durante a semana os novos bispos terão contato com temas pertinentes ao ministério episcopal como, por exemplo, a liturgia no mistério, a questão do Direito Canônico, a partilha que deve existir entre as dioceses e outros assuntos de cunho relevante.

O assessor reitera ainda que o grupo terá a oportunidade de conhecer o Centro Cultural Missionário (CCM), as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e também o Congresso Nacional. “Além de tudo iremos fazer também uma visita à Nunciatura Apostólica, onde os bispos nomeados poderão desfrutar de um dia de encontro com o Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello. Lá estudarão um tema junto ao Núncio no exercício do ministério”, completa.

O “Encontro para Novos Bispos” ocorre anualmente na sede da CNBB. Este é o ano em que a Comissão promove o evento para o maior número de bispos nomeados. Isto porque no ano anterior, em 2016, participaram um total de 20 bispos. “Neste ano chegamos a 24 bispos. Esta é a grande novidade, um número grande de bispos, e percebemos que estamos sempre nos aprimorando para atender esta demanda”, salienta padre Deusmar.

 

Agenda de exposições

 

Durante a semana, além das visitas, o grupo contará com uma série de palestras. Para isso, vários bispos foram convidados para expor seus conhecimentos sobre determinados assuntos. Na segunda, 14, o arcebispo de Curitiba, dom José Antônio Peruzzo falará sobre “O Bispo e a sua Missão”.

Na terça, os recém-nomeados contarão com uma palestra sobre “A solidariedade e Partilha na Igreja do Brasil”, ministrada por dom César Teixeira. Na quinta, 17, dom Edmar Perón falará sobre “Liturgia”.

 

Novos Bispos

 

Saiba quem são os novos bispos participantes do encontro, e suas respectivas dioceses:

 

Dom Edmilson Tadeu Canavarros: Bispo Auxiliar de Manaus – AM

Dom José Roberto Silva Carvalho: Bispo de Caetité – BA

Dom Wellington de Queiroz Vieira: Bispo Prelado de Cristalândia – TO

Dom Joel Portella Amado: Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro – RJ

Dom Paulo Alves Romão: Bispos Auxiliar do Rio de Janeiro – RJ

Dom Frei Rubival Cabral Brito: Bispo de Grajaú – MA

Dom Argemiro de Azevedo: Bispo de Assis – SP

Dom Otacílio Ferreira de Lacerda: Bispo Auxiliar de belo Horizonte – MG

Dom Geovane Luís da Silva: Bispo Auxiliar de Belo Horizonte – MG

Dom Edilson Soares Nobre: Bispo de Oeiras – PI

Dom Francisco Edimilson Neves Ferreira: Bispo de Tianguá – CE

Dom Vicente de Paula Ferreira: Bispo Auxiliar de belo Horizonte – MG

Dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva: Bispo Coadjutor de Montenegro – RS

Dom Edivalter Andrade: Bispo de Floriano – PI

Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira: Bispo da Prelazia de Itacoatiara – AM

Dom Bruno Elizeu Versari: Bispo Coadjutor de Campo Mourão – PR

Dom André Vital Félix da Silva: Bispo de Limoeiro do Norte – CE

Dom Jacy Diniz Rocha: Bispo de São Luiz de Cáceres – MT

Dom Luiz Antonio Lopes Ricci: Bispo Auxiliar de Niterói – RJ

Dom Francisco Cota de Oliveira: Bispo Auxiliar de Curitiba – PR

Dom Amilton Manoel da Silva: Bispo Auxiliar de Curitiba – PR

Dom Juarez Delorto Secco: Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro – RJ

Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos: Bispo de campo Maior – PI

Dom Antonio de Assis Ribeiro: Bispo Auxiliar de Belém do Pará – PA

Veja mais no site da CNBB: http://cnbb.net.br/

.................................................................................................................................

 

Dom Geraldo celebra seu Jubileu de Ouro Sacerdotal

 

O arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, vai celebrar no dia 15 de agosto seu Jubileu de Ouro Sacerdotal. Para marcar a data será realizada uma missa solene na igreja de São Pedro dos Clérigos, em Mariana, às 19h.

Natural de Fundão (ES), Dom Geraldo realizou seus estudos iniciais no Grupo Escolar Ernesto Nascimento de sua cidade. Cursou o ensino médio no Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória e no Seminário Nossa Senhora da Penha, em Vitória (ES). Estudou Filosofia no Seminário Coração Eucarístico de Jesus, em Belo Horizonte (MG) e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Fez mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma. Especializou-se em Liturgia, pelo Pontifício Instituto Santo Anselmo, também em Roma. Ordenou-se padre no dia 15 de agosto de 1967, em Fundão. Enquanto padre da Arquidiocese de Vitória foi reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha, professor da Ufes e pároco nas paróquias de Itacibá, Praia do Suá e da Vila Rubim. 

Das mãos de Dom Silvestre Luís Scandián, Dom Arnaldo Ribeiro e Dom Florentino Zabalza Iturri recebeu a ordenação episcopal no dia 31 de maio de 1984, em Vitória (ES). Dom Geraldo foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Mariana, pelo Papa Bento XVI, no dia 11 de abril de 2007 e tomou posse na Arquidiocese no dia 23 de junho de 2007.

 

Ano da Vocação Sacerdotal

 

No Encontro de Presbíteros e Diáconos da Arquidiocese, em março de 2016, Dom Geraldo apresentou ao clero a proposta da realização do Ano da Vocação Sacerdotal para a Igreja Particular de Mariana. A iniciativa tinha como objetivo celebrar o seu Jubileu de Ouro Sacerdotal e rezar pelas vocações.

No dia 15 de agosto de 2016 o Ano da Vocação Sacerdotal foi iniciado na arquidiocese de Mariana. Guiados pelo tema “Permanecei no meu amor”, inúmeras atividades e celebrações foram realizadas neste tempo, que também será encerrado no dia 15 de agosto.

Veja mais no site do Regional Leste 2: http://www.cnbbleste2.org.br/

Postado neste portal por: Leidiane Trigueiro - Assessoria de Imprensa Diocesana

 


Mitra Diocesana de Patos de Minas:
Rua Tiradentes, 388, Centro - Patos de Minas - MG - CEP38.700-134 -
(34) 3821 3213/3821 3184 - contato@diocesedepatosdeminas.org.br

©2012 Diocese de Patos de Minas
WEBTOP



SETH