Notícias
Giro Cristão 09/08/2017

Capítulo Franciscano: "As esteiras de ontem e de hoje"

 

Aparecida (RV) - “O Capítulo das Esteiras, realizado de 3 a 6 de agosto em Aparecida, que reuniu a Família Franciscana do Brasil, retoma algo peculiar na espiritualidade franciscana que é o encontro de irmãos e irmãs, celebrando o Deus da vida e voltando às fontes, ao espírito das origens, na experiência da fraternidade, como aconteceu com São Francisco”, diz Frei Éderson Queiroz, Presidente da Conferência da Família Franciscana do Brasil – CFFB, referindo-se aos primórdios da Ordem quando os frades se reuniam em capítulo e, porque eram muitos e não havia hospedagem para todos, tinham que pernoitar nas esteiras.
“Ali era o encontro. E daquele capítulo, eles partiam renovados, fortalecidos e com um grande desejo de irradiar no mundo a experiência da fraternidade vivenciada na escuta do Evangelho na Porciúncula, junto a Santa Maria dos Anjos”, acrescenta Frei Éderson.
“Somos peregrinos e forasteiros chamados a construir uma sociedade com as marcas do Reino, antecipando o céu na terra”, afirma, em entrevista exclusiva à RV.
“Alegria, profetismo, e grito de esperança por toda a agressão à mãe-terra e à irmã-natureza: para que todos nós sejamos mais aliados dos pobres. Como dizia São Francisco, seria uma alegria estar junto dos leprosos, dos mendigos, daqueles que são considerados ‘o resto da sociedade’. Aparecida, uma nova Porciúncula”. (cm)

Ouça a entrevista, clicando aqui: http://media02.radiovaticana.va/audio/audio2/mp3/00591929.mp3

Veja mais no site da Rádio Vaticano: http://br.radiovaticana.va/

.................................................................................................................................

 

Cartazes e músicas da CF 2018 são apreciados pelo Conselho Pastoral da CNBB

 

O arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger, vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abriu os trabalhos da segunda seção do primeiro dia (8 agosto) de reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da entidade. Esta sessão, analisou os cartazes e músicas enviadas à CNBB a partir da divulgação dos editais para a Campanha da Fraternidade 2018, cujo tema é “Fraternidade e Violência”.
O diretor editorial das Edições CNBB, padre Luís Fernando da Silva disse que foram enviados 12 cartazes no prazo previsto no edital, divulgado no portal da CNBB. Deste total, apenas 7, segundo ele, respondem às exigências técnicas e as propostas do edital. A análise dos cartazes oi feita previamente pela Equipe de Marketing das Edições da CNBB que levou em conta os critérios estabelecidos pelo edital.
Analisando as propostas, o arcebispo de Porto Alegre (RS), Dom Jaime Spengler, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, disse que o cartaz tem que falar por si só e que quando precisa de muita explicação significa que a linguagem visual não é muito clara.
O bispo auxiliar de Brasília, Dom Leonardo Steiner, secretário-geral da CNBB, disse que nenhum cartaz conseguiu traduzir a convocação à fraternidade e a superação da violência proposta pelo edital e pela campanha. “Eles não dialogam suficientemente com a realidade que desejamos abordar”, disse. Dom Murilo Krieger chamou a atenção para a necessidade de qualificar mais a propostas dos cartazes, abrindo para a participação de agências.
Depois da apresentação dos cartazes, fez-se um debate em torno das propostas, enalteceu-se o aspecto do estímulo à participação na Campanha da Fraternidade, mas não se chegou à aprovação de nenhuma delas dada a incapacidade de traduzirem o que foi proposto no edital, remetendo para a necessidade de buscar a assessoria de trabalho de agências de criação.
Dom Leonardo ressaltou ainda que a CNBB sempre tem a prerrogativa de fazer alterações nas propostas junto a seus criadores, casos previstos no edital e também de não optar por nenhuma delas, caso não contemplem as exigências previstas no edital.
Quanto ao hino da Campanha da Fraternidade 2018, a CNBB recebeu 30 propostas de músicas que foram previamente analisadas pelo Setor de Música da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da entidade. Destas, quatro foram escolhidas para apreciação dos bispos do Conselho Episcopal Pastoral da CNBB. Os religiosos chegaram ao consenso quanto à música escolhida, havendo ainda a necessidade de ajustes em palavras e trechos, trabalho que será feito em colaboração com seu autor, para só então ser divulgada.

Veja mais no site da CNBB: http://cnbb.net.br/

.................................................................................................................................

 

PUC Minas oferece Curso Virtual de Formação para Atendentes e Secretários Paroquiais

 

 


O ANIMA PUC Minas está com inscrições abertas para o Curso de Formação para Atendentes e Secretários (as) Paroquiais.  O objetivo do curso é suprir a necessidade de se acolher, com mais qualidade e na ótica pastoral, as pessoas que procuram as paróquias, assim como propiciar a qualidade na gestão, organização e preenchimento dos processos que são da responsabilidade delas, além de garantir uma formação para os atendentes e secretários paroquiais em uma perspectiva cristã e humanista.


O curso, com uma abordagem prática, irá oferecer orientações teológico-pastorais e técnicas relacionadas à atividade cotidiana do atendente paroquial.

O curso é divido em dois módulos:

 

Módulo I – Atendimento e Perspectivas Pastorais  
Carga horária: 64h
Período: 4 de setembro a 30 de outubro de 2017
Investimento: 2 parcelas de R$125,00
Período de inscrição: 18 de julho a 21 de agosto de 17

 

Módulo II – Sacramentos, Organização e Gestão
Carga horária: 64h
Período: 4 de setembro a 30 de outubro de 2017
Investimento: 2 parcelas de R$125,00
Período de inscrição: 18 de julho a 21 de agosto de 17

Não haverá provas e atividades presenciais.


Certificação ao final de cada módulo para os alunos que participarem das atividades no ambiente virtual.

Inscrições até 21/08/2017 pelo site pucminas.br/virtual  

Outras informações:

(31) 3319-4444


Veja mais no site do Regional Leste 2: http://www.cnbbleste2.org.br/

 

Postado neste portal por: Leidiane Trigueiro – Assessoria de Imprensa Diocesana

 


Mitra Diocesana de Patos de Minas:
Rua Tiradentes, 388, Centro - Patos de Minas - MG - CEP38.700-134 -
(34) 3821 3213/3821 3184 - contato@diocesedepatosdeminas.org.br

©2012 Diocese de Patos de Minas
WEBTOP



SETH