SETEMBRO, MÊS DA BÍBLIA 00/00/0000

“Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça” (2 Tm 3,16).

Iniciamos mais um mês da Bíblia que sempre nos lembra a importância da Palavra de Deus em nossa vida. A Igreja tem se empenhado para levar a Palavra de Deus a todos os povos. Cada época tem suas características que exigem a reformulação da linguagem para que a mensagem possa ser acolhida e compreendida.

O Papa Bento XVI presenteou-nos com uma bela exortação Apostólica, “Verbum Domini”, sobre a Palavra de Deus, recolhendo os trabalhos dos Padres sinodais. Essa exortação veio em boa hora, e é um convite para uma leitura assídua e atenta da Palavra de Deus.

As últimas Diretrizes da Ação Evangelizadora insistem na importância da “animação bíblica da vida e da Pastoral”. E a Igreja enfatiza a importância de que “o Povo de Deus seja educado e formado claramente para se abeirar das Sagradas Escrituras na sua relação com a Tradição viva da Igreja, reconhecendo nelas a própria Palavra de Deus”.

A Palavra de Deus está vinculada à iniciação à vida Cristã, e precisa ser atualizada e proclamada em cada etapa da ação evangelizadora. Como discípulos missionários somos convidados a “redescobrir o contato pessoal com a Palavra de Deus como lugar privilegiado de encontro com Jesus Cristo”.

“A Igreja hoje tem consciência de que ‘particularmente as novas gerações têm necessidade de ser introduzidas na Palavra de Deus através do encontro e do testemunho autêntico do adulto, da influencia positiva dos amigos e da grande companhia que é a comunidade eclesial”.

A advertência oportuna de nos voltarmos para a Palavra de Deus, não só como uma atitude momentânea, mas como um contato profundo e vivencial com as Escrituras para encontrar a pessoa e a mensagem de Jesus Cristo e aderir ao projeto do Reino de Deus.

Nosso tempo está cheio de ambigüidades, de muitas falas, muitos ruídos, muito barulho, que mal podemos distinguir a Palavra que ilumina e esclarece nossas incertezas. Passamos por uma crise de referências e precisamos de uma Palavra que guia, tranqüiliza, impulsiona, envolve e ajuda a discernir. Necessitamos de uma Palavra segura, que nos assegure que estamos no caminho certo. “O mundo tem sede da Palavra de Deus”.

Precisamos descobrir sempre de novo o encanto da Palavra que nos revela a atuação de Deus em nossa vida e na história do seu Povo. Por isso dediquemo-nos, nesse mês da Bíblia, assiduamente à leitura orante da Palavra de Deus, tanto pessoalmente como em comunidade. Uma sugestão para as reuniões e encontros: iniciemos sempre com uma leitura bíblica. A Palavra de Deus seja a fonte inspiradora de toda nossa ação Evangelizadora.

+Frei Cláudio Nori Sturm, OFMCap

Bispo de Patos de Minas-MG

Mitra Diocesana de Patos de Minas:
Rua Tiradentes, 388, Centro - Patos de Minas - MG - CEP38.700-134 -
(34) 3821 3213/3821 3184 - contato@diocesedepatosdeminas.org.br