A Diocese

Etimologia da Palavra Diocese

Em tempos remotos, o Bispo cristão geralmente residia na civitas, assim o território administrado por ele, normalmente coincidia com o território da cidade, que passou a ser conhecido eclesiasticamente por seu termo civil usual, "diocese". Inicialmente o termo usado para os grupos locais de cristãos sujeitos a um bispo era ekklesia (igreja no sentido local), e em uma data posterior, Paroikia, que significa "vizinhança", o Concílio de Nicéia (325) aplicou este termo para o território sujeito a um bispo. Esta expressão foi mantida no Oriente, onde o Concílio de Constantinopla (381) reservou a palavra diocese para o território sujeito a um patriarca. No Ocidente no século XI e XII o termo paróquia ainda era usualmente empregado para designar o território sob a jurisdição de um bispo. Por outro lado, o significado atual da palavra diocese já era empregado na África no final do século IV e depois na Espanha, no século XIII este uso finalmente tornou-se geral no Ocidente e "paróquia" passou a designar exclusivamente os setores de uma diocese administradas por um padre ou presbítero.

Uma Diocese (do grego antigo dióikessis, pelo latim dioecesis) é então uma unidade territorial administrada por um bispo. A diocese é a unidade geográfica mais importante da organização territorial da Igreja. Na Igreja Católica Apostólica Romana, o Papa cria as dioceses em todo o mundo e escolhe os seus bispos. Nossa diocese é a união das paróquias da cidade de Patos de Minas-MG e da região. Juntas, fazem um trabalho muito importante para a evangelização dos fiéis.

A Diocese é composta pelo Bispo, pelo clero e por religiosas que realizam o trabalho pastoral e missionário. Também o corpo de fiéis terminam por finalizar o conjunto chamado Igreja.

Bispos são os sucessores dos apóstolos, recebendo com a ordenação episcopal a missão de santificar, ensinar e governar, a eles confiada no âmbito de uma circunscrição definida (dicoese ou prelazia).

Clero (do grego κληρος, transl. klêros), designa o conjunto de sacerdotes (ministros sagrados ou clérigos) que receberam o sacramento da Ordem. Fazem parte do clero, todos os padres diocesanos e religiosos.

Sacerdote (do latim Sacerdos - sagrado; e otis - representante, portando "representante do sagrado") é uma autoridade ou ministro religioso. Eles também têm a autoridade ou o poder de administrar os ritos religiosos, em especial, os ritos de sacrifício e expiação de uma divindade ou divindades. Seu cargo ou posição é chamado de Sacerdócio, um termo que pode também se aplicar a essas pessoas coletivamente.

Presbítero (do grego antigo significa "ancião"), no Cristianismo,  era originalmente o dirigente de uma igreja (comunidade) local.

Padre (do latim páter ou pátris, que significa "pai" ou "chefe da família") refere-se a um presbítero, clérigo católico que recebeu o sacramento da Ordem. O padre na Igreja Católica é responsável por uma paróquia, onde preside a Sagrada Eucaristia, bem como atende à confissão, aconselhamentos e outros. É um homem que doou sua vida a serviço do Evangelho e vive para servir a Deus e aos leigos por meio da evangelização.

Compõem geograficamente a Diocese de Patos de Minas-MG: 24 Municípios e 3 Distritos - dois de Patos de Minas e um de São Gotardo, resultando um total de 42 paróquias e 1 Quase-Paróquias. São elas:

Abadia dos Dourados-MG

Arapuá-MG

Ø  Paróquia São João Batista

Carmo do Paranaíba-MG

Ø  Paróquia Nossa Senhora do Carmo

Ø  Paróquia São José Operário

Coromandel-MG

Ø  Paróquia Nossa Senhora das Graças

Ø  Paróquia Senhora Sant’Ana

Cruzeiro da Fortaleza-MG

Ø  Paróquia Santa Cruz