Padroeiro da Diocese

Santo Antônio

Santo Antônio é doutor da Igreja. Nasceu na cidade de Lisboa, Portugal, em 1195. Seu nome de batismo era Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo. Frade Franciscano, foi contemporâneo de São Francisco de Assis, que o chamava de "o meu bispo". Foi certamente um dos pregadores itinerantes mais afamados do século XIII. Sua popularidade chegou até o Brasil via Portugal, através dos Franciscanos. Em 1550 foi construída em Olinda a primeira capela a ele dedicada, dando origem ao Convento de Santo Antônio do Carmo.

Santo Antônio foi ordenado sacerdote em 1220, no convento de Santa Cruz de Coimbra, dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho. Nesse mesmo ano ingressou na Ordem Franciscana, partindo logo depois para Marrocos. Acometido por uma enfermidade durante a viagem, viu frustrados os seus planos de missionário no meio dos não-crentes.

Antes de se dedicar à pregação, foi cozinheiro e levou vida completamente obscura. Percorreu a Europa inteira, combatendo ardorosamente os erros doutrinais de sua época. Em 1229 partiu para Pádua, para o convento de Arcella. Sua pregação alcançará seu ponto mais alto no ano de 1231. Este será também o ano de sua morte.

É o padroeiro de Portugal. Sua popularidade advém também do fato de ele ser considerado pela tradição como santo casamenteiro.

Extraído do Livro "Os Santos de cada dia" – Editora Paulinas
Foto: Imagem de Santo Antônio da Catedral de Patos de Minas

Mitra Diocesana de Patos de Minas:
Rua Tiradentes, 388, Centro - Patos de Minas - MG - CEP38.700-134 -
(34) 3821 3213/3821 3184 - contato@diocesedepatosdeminas.org.br