Seminário Maior

 

Seminário Maior Dom José André Coimbra

 A diocese de Patos de Minas, criada em 1955, inicialmente manteve os seus seminaristas maiores estudando em outras dioceses do Brasil, principalmente na arquidiocese de Brasília. A história do seminário Maior da diocese de Patos de Minas teve duas fases em duas cidades: Araxá e Patos de Minas.

 

 

De acordo com os registros presentes na Secretaria Acadêmica do Seminário Maior “Dom José André Coimbra”, em Patos de Minas - MG, o Seminário Maior “Maria Imaculada”, de Araxá- MG, iniciou suas atividades no primeiro semestre de 1988 quando o bispo diocesano era Dom Jorge Scarso. Este seminário funcionou até 1995.

Em janeiro de 1996, Dom João Bosco Óliver de Faria transferiu o seminário para Patos de Minas, cidade sede da diocese. O Seminário funcionou provisoriamente na casa de cursilhos da diocese até junho de 1997, quando foram inaugurados os primeiros 4 blocos do atual Seminário Maior “Dom José André Coimbra”. Posteriormente foram construídos mais 5 blocos.




 

Formação Sacerdotal

O Seminário Maior “Dom José André Coimbra”, da diocese de Patos de Minas, tem como objetivo dar aos candidatos ao Sacerdócio Presbiteral uma preparação doutrinária capaz de ajudá-los a entender e completar a própria cultura humana, ilustrar sua Fé cristã, nutrir sua espiritualidade e capacitá-los na ação pastoral de transmitir o Evangelho aos homens de hoje.
Os estudos do Seminário visam uma preparação básica, séria e profunda nas áreas de Filosofia e Teologia, tendo a primeira um currículo de 3 anos e a segunda de 4 anos.

Os estudos filosóficos visam o enriquecimento da formação cultural e humana dos seminaristas e os estudos teológicos têm como objetivo dar aos candidatos ao Presbiterato uma visão orgânica do Mistério Cristão e mostrar como o Mistério de Cristo penetra toda a história do gênero humano, atua na Igreja e no mundo.

 

 

 

 

 


Seminário Maior Dom José André Coimbra
Patos de Minas-MG

Rua Virgilino Cunha, nº 700, bairro Boa Vista
Cep 38.705-144
Cx. Postal: 16
Fone: (34) 3822-7658
Telefax: (34) 3822-9644


REITORIA

Reitor: Pe. Leonildo Eustáquio da Silva

Diretor Acadêmico: Pe. Nilson André Fernandes 
Diretor Espiritual: Pe. Leandro Siqueira da Silva

Endereço eletrônico: smdjac@netsite.com.br 








 

Mitra Diocesana de Patos de Minas:
Rua Tiradentes, 388, Centro - Patos de Minas - MG - CEP38.700-134 -
(34) 3821 3213/3821 3184 - contato@diocesedepatosdeminas.org.br

©2012 Diocese de Patos de Minas
WEBTOP



SETH