Seminário Menor

Seminário Menor Monsenhor Josias Tolentino de Araújo

De acordo com o Documento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Doc. da CNBB 93 nº 124), “o Seminário Menor é uma comunidade formativa, composta de formadores e alunos, residentes no mesmo prédio em que são oferecidos programas de formação, cursos de estudo acadêmico de nível médio e orientação pastoral. O seminário menor é uma comunidade voltada ao aprofundamento da vocação cristã e, especificamente, ao discernimento da vocação presbiteral e aos estudos preparatórios ao seminário maior”.

“Os adolescentes e jovens devem apresentar sinais de vocação com qualidades e aptidões humanas e cristãs necessárias para a opção pelo ministério presbiteral”.

Para entrar no Seminário Menor Mons. Josias Tolentino de Araújo, localizado em Patrocínio-MG, os adolescentes passam pelos Encontros Vocacionais de nossa Diocese normalmente realizados no Seminário Maior em Patos de Minas-MG. Podem se candidatar jovens que estejam cursando o ensino médio e que tenha sinais de vocação, com espiritualidade séria e profunda, que tenha espírito comunitário, interesse pelos estudos visando, a área acadêmica e que estejam dispostos e abertos a serem moldados pela Palavra de Deus, criando assim, uma maior intimidade com o Senhor.

No Seminário, os jovens realizam serviços de limpeza, cuidam do jardim, praticam esporte, se divertem, participam de momentos comunitários de oração como a Santa Missa, Liturgia das Horas, Santo Terço, Adoração… Estudam em escolas da região na cidade de Patrocínio-MG, com o objetivo de proporcionar uma boa base intelectual aos seminaristas.

Texto Adaptado

_____________________________________________________

Reitor: Pe. Iram Alves Martins Júnior
Diretor Espiritual: Pe. Eduardo Resende Santos