Carmelo da Santíssima Trindade e do Imaculado Coração de Maria

Nascida na Palestina, por volta de 1210, a Ordem da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, tem sua inspiração no Profeta Elias, que na solidão da Montanha Santa do Carmelo “ardia de zelo, de ciúmes, de paixão pelo Senhor Deus de Todo Poder” (cf. lRs 19,10) e na imitação da Virgem Maria que em tudo fez a Vontade do Senhor.(cf. Lc l, 38) Nestas duas figuras bíblicas encontram-se os germens que abrem, continuam e fecharão a história, a tradição e a espiritualidade do Carmelo.

Na segunda metade deste mesmo século, o Carmelo transladou-se para a Europa e aí surgiu o ramo feminino da mesma Ordem, dedicado à oração e à devoção filial a Nossa Senhora.

Em 1562, Santa Teresa de Jesus (1515-1582) mestra de oração e doutora da Igreja, funda, por inspiração divina, o primeiro Carmelo Descalço (a expressão “descalço” significava, naquela época, conventos de mais austeras penitências e maior separação do mundo).

Com o correr dos tempos os Carmelos Descalços espalharam-se por quase todos os países e dentre os grandes santos e santas que os jardins do Carmelo florescem para a Igreja, ressalta aos nossos olhos, Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face a quem o Papa Paulo VI considerou a maior santa dos tempos modernos.

Por fim, o Carmelo que nasceu para rezar e é todo de Maria, aos vinte e cinco de novembro do ano 2000, chega, a pedido de Dom João Bosco Óliver de Faria, em Patos de Minas, tendo como Carmelo de origem e fundador, o Carmelo São José da cidade de Três Pontas-MG, onde se formou o grupo de Irmãs que vieram para constituir a Comunidade do Carmelo da Santíssima Trindade e do Imaculado Coração de Maria.

Carmelo

Mitra Diocesana de Patos de Minas:
Rua Tiradentes, 388, Centro - Patos de Minas - MG - CEP38.700-134 -
(34) 3821 3213/3821 3184 - contato@diocesedepatosdeminas.org.br